Saiba qual melhor tipo de magnésio para você

Saiba qual melhor tipo de magnésio para você

O magnésio está presente em mais de 300 funções bioquímicas do nosso corpo e é um valioso aliado na qualidade da sua saúde, pois entre outras funções atua na contração e relaxamento muscular, na saúde óssea e cardíaca, e na regulação do açúcar no sangue. Mas você sabia que não conseguimos obter a quantidade ideal desse nutriente através da alimentação?

É por isso importante conhecer os tipos de magnésio, os seus benefícios e o melhor para o equilíbrio geral e funcionamento do organismo.

O que é magnésio – e para que serve?

O magnésio é o quarto mineral mais comum no corpo humano, tendo grande importância para muitos processos vitais, como contração muscular, formação óssea, metabolismo energético, regulação do humor e sono, e como cofator para a absorção de nutrientes, como por exemplo vitamina D

Tipos de magnésio e seus benefícios

A falta de magnésio no organismo afeta negativamente a saúde e pode causar sintomas como arritmia cardíaca, perda de apetite, náuseas, vômitos, fraqueza e alterações de humor. Para eliminar estes sintomas, basta utilizar a versão correta deste mineral. Aprenda sobre os diferentes tipos de magnésio e seus benefícios para a saúde.

Cloreto de magnésio

a combinação de magnésio e cloro, atua na prevenção de cólicas, melhora o funcionamento intestinal (combate à prisão de ventre), aumenta a energia durante a atividade física e a recuperação muscular. O cloreto de magnésio facilita a biodisponibilidade da vitamina D e protege o sistema imunológico contra doenças intestinais e respiratórias.

Magnésio dimalato (Dimagnésio malato)

Ajuda a reduzir o estresse, ansiedade e a depressão. Também demonstrou ser eficaz na redução da arritmia cardíaca e da dor no peito, bem como na redução da fadiga crônica e da dor muscular associada a fibromialgia e à osteoporose. Também melhora a memória e reduz a insônia.

Citrato de magnésio

O citrato de magnésio é uma forma de magnésio ligado ao ácido cítrico. Facilmente absorvido no trato digestivo do que outras formas. Geralmente tomado por via oral para aumentar os níveis baixos de magnésio. Devido ao seu efeito laxante natural, às vezes é usado em doses mais elevadas para tratar a constipação.

Glicinato de magnésio

Comumente indicado para pessoas que sofrem de insônia, ansiedade ou dores musculares, o glicinato de magnésio possui propriedades relaxantes.

Taurato de Magnésio

Também conhecido como Taurina de Magnésio, é um composto de óxido de magnésio e taurina. Vários estudos demonstraram que esta molécula oferece alguns benefícios à saúde, como melhor desempenho esportivo e menor risco de doenças cardiovasculares. O magnésio e a taurina previnem a excitabilidade das células nervosas do sistema nervoso central e exercem efeitos calmantes.

Treonato de Magnésio

Com ação direta na memória e nas sinapses nervosas dos neurônios, esse magnésio é recomendado para quem deseja melhorar seus níveis de aprendizagem. Recentemente, estudos demonstraram as propriedades do L-treonato de magnésio para melhorar a função cognitiva, ou seja, memória e aprendizagem. Foi também observada a eficácia no tratamento da doença de Alzheimer.

Como obter magnésio

mg1 Saiba qual melhor tipo de magnésio para você

Antes de adicionar esses alimentos à sua dieta ou começar a suplementar com magnésio, é importante consultar especialistas para entender se há contraindicações e não ingerir quantidades excessivas de minerais, pois cada tipo de magnésio atua de uma forma diferente no organismo, porque se você quiser garantir sua segurança.

Atualmente, o estilo de vida da maioria das pessoas, incluindo dietas pobres em nutrientes, alimentos ultra processados, estresse, tipos de práticas agrícolas (solos pobres, agrotóxicos) têm contribuído para a população deficiente nas necessidades diárias de magnésio e outros nutrientes.

Quanto ao conteúdo, espero que tenha sido útil para você. Temos certeza de que o magnésio pode trazer benefícios significativos em muitas áreas da sua vida. Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o tema, basta compartilhá-la nos comentários e nós responderemos.

Até breve para o próximo artigo!

Publicar comentário