Ovo branco e ovo vermelho: Entenda as diferenças

Ovo branco e ovo vermelho: Entenda as diferenças

Nas prateleiras dos supermercados existem muitas opções de ovos: caipira, orgânico, de granja e também de cores variadas: branco, azul, vermelho… existe também diferença de preço entre o ovo branco e ovo vermelho que fica evidente nas prateleiras dos mercados brasileiros. Afinal, existe diferença entre eles? Qual é o melhor para consumir?

Sobre a cor e valor nutricional

Essa diferença está na raça e na cor das penas dos frangos. Aqueles que são marrons produzem ovos vermelhos ou marrons. Aqueles com penas claras têm ovos brancos. Algumas raças de galinhas com penugem cinza e marrom também podem ter ovos azuis ou verdes.

A cor da casca nos ajuda a entender sua origem. A pigmentação da casca não vem da ração do frango, mas sim da raça, o que significa que não é possível alterar a cor da casca por meio de manipulação genética. E embora as versões carmim e branco sejam as mais comuns, também é possível encontrar opções em turquesa.

Considerado um alimento completo para o ser humano, todos os tipos são nutritivos e também ricos em proteínas, vitaminas e minerais. A cor do ovo está relacionada à dieta da galinha.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição Alimentar, dois ovos inteiros, cozidos por 10 minutos, têm esta composição nutricional: 146 calorias, 13,3 g de proteína, 9,5 g de gordura, 397 mg de colesterol, 0,6 g de carboidratos, 49 mg de cálcio. , 11 mg de magnésio, 1,5 mg de ferro, 2,9 g de gordura saturada, 3,8 g de gordura monoinsaturada e 1,1 g de gordura poliinsaturada.

Orgânico, caipira ou de granja?

galinhas Ovo branco e ovo vermelho: Entenda as diferenças

-Ovo Orgânico

Eles vêm de uma granja de galinhas caipiras com uma dieta limitada a ingredientes de origem orgânica e sem transgênicos. Os frangos orgânicos recebem apenas tratamentos homeopáticos e fitoterápicos e vivem em áreas mais adequadas e com luz natural em regime de semi-confinamento ou confinamento. As galinhas que vivem em granjas, por exemplo, passam a maior parte do tempo sob luz artificial e confinadas em espaços pequenos.

Rico em vitaminas A e E, vitaminas do complexo B, além de minerais como selênio, zinco, cálcio e fósforo, os ovos oferecem muitos benefícios à saúde, como prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares e redução do risco de osteoporose.

-Ovo caipira

Há quem acredite que os ovos caipiras são sempre beges e avermelhados, mas isso é um mito. Como os consumidores costumam procurar por essa característica na hora de comprar, os produtores priorizam galinhas de penas escuras. Não é a cor ou tamanho do ovo que define um ovo ser caipira. Os critérios de produção das aves, como alimentação, manejo e higiene, é que definem a designação do tipo de ovo.

-Ovo da granja

Independentemente das espécies, galinhas que vivem em granjas conseguem produzir mais ovos. Como esses animais vivem com nutrição e em condição que aceleram esse processo, o custo final é menor para o consumidor.

Vale dizer que, antigamente, era muito comum o uso do método de galinhas em gaiolas, mas tem se popularizado a técnica de galinhas “livres de gaiolas”, onde elas conseguem circular pelo espaço. Isso aumenta a qualidade de vida do animal e diminui a produção do ovo.

Como escolher o ovo na compra?

Na hora de escolher o melhor produto para consumir, evite ovos com casca danificada, a presença de trincas ou fissuras pode ser um risco à saúde. Também é necessário monitorar a embalagem, pois a presença de mofo ou vapor de água condensado indica que o produto não foi armazenado adequadamente.

É importante respeitar a “data de produção e o prazo de validade do produto”. Os ovos são altamente perecíveis e perdem a qualidade à temperatura ambiente. Recomenda-se consumir cerca de 28 dias após a posição.

 

 

Publicar comentário