Tipos de gordura dos alimentos
Nem todos os tipos de gordura são prejudiciais ao nosso corpo, mas na mente das pessoas são os verdadeiros inimigos de uma alimentação saudável. Porém, muitas dessas gorduras são essenciais para o funcionamento do organismo, auxiliando na absorção de vitaminas, equilibrando os níveis de colesterol e apoiando a saúde do coração. Por isso é importante conhecer os tipos de gordura presentes nos alimentos e assim escolher a melhor opção para a sua saúde.
O que é gordura?
Os alimentos que comemos todos os dias são compostos por diferentes nutrientes e as gorduras são um deles. Também chamado de lipídeo, está presente em produtos de origem animal e vegetal. Algumas gorduras fornecem ácidos graxos essenciais, que o corpo não produz naturalmente e, portanto, devem ser obtidos através da dieta. Essas gorduras são encontradas principalmente em alimentos como peixes gordurosos, frutas e óleos, frutas gordurosas como o abacate, entre outros. Além disso, as gorduras protegem os órgãos, regulam a temperatura corporal e auxiliam não só na absorção de vitaminas, mas também na formação de hormônios.
Os principais tipos de gordura encontrados nos alimentos são:
-Saturadas: É o tipo de gordura presente em alimentos de origem animal, como carnes, pele de frango, queijos, leite integral, requeijão e iogurte. Ela também aparece em algumas fontes vegetais, como o óleo de palma e o óleo de coco. Falando nisso, uma das características desse tipo de gordura é que, em temperatura ambiente, são sólidas, como a manteiga.
-Trans: É um tipo de gordura que se inicia por meio de um processo industrial, em geral, pode se encontrada em alguns tipos de alimentos industrializados como margarinas, massas, pães, bolos, tortas, biscoitos recheados, sorvetes, salgadinhos de pacote, batata frita, frituras comercializadas, molhos prontos para salada, pipoca de micro-ondas e alimentos de restaurantes fast-food. A ingestão excessiva dessa gordura pode alterar os níveis de colesterol no organismo.
-Monoinsaturada: A gordura monoinsaturada é um tipo de gordura vegetal, encontrada em alimentos como: o abacate, as nozes e óleos vegetais. Seu consumo ajuda a reduzir os níveis do colesterol LDL, ou “colesterol ruim”, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares, como pressão alta e aterosclerose ajuda na produção e mantimento das células.
-Gorduras poli-insaturadas: Os famosos ômega-3 e ômega-6 fazem parte do grupo de gorduras poli-insaturadas. As gorduras poli-insaturadas são importantes para a formação de membranas celulares principalmente do sistema nervoso e também possuem propriedades anti-inflamatórias. Suas principais fontes de alimento são: óleos de peixes (sardinha, salmão, arenque), algas e sementes de linhaça.
Gordura insaturada – a “gordura do bem”
Esse é o tipo de gordura existente em vegetais e em alguns peixes. Além disso pode ser encontrado no azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, truta e salmão. Uma das características dessa gordura é que ela se encontra no estado líquido em temperatura ambiente.
As gorduras insaturadas são chamadas de “gorduras boas” e são divididas em dois grupos: poliinsaturadas e monoinsaturadas, como mencionado anteriormente. As gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas atuam como importantes antioxidantes naturais e antiinflamatórios, ajudando a controlar não só o colesterol,mas também os triglicerídeos no sangue e a proteger a saúde metabólica e cardiovascular.
Consumo de gorduras
Conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde, o consumo de gorduras seja de no máximo 30% da ingestão diária de calorias, assim distribuídas:
- Carboidratos: 55% a 75%;
- Proteínas: 10% a 25%
- Gorduras: 15% a 30%.
No que diz respeito aos tipos de gordura citados anteriormente, há uma recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia quanto ao consumo de cada uma delas:
- Saturada: no máximo 10%;
- Monoinsaturada: 15%;
- Poli-insaturada: 6% a 11%;
- Trans: no máximo 1%.
Publicar comentário