Estresse: o que é, tipos, sintomas e consequências.
O estresse afeta diretamente nossas vidas, mas muitas vezes é difícil entender por quê. Quando os nossos antepassados enfrentavam situações perigosas, como encontros inesperados com animais, precisavam de se proteger – atacar ou fugir. Ambas as respostas requerem uma série de ajustes físicos. “O coração bate mais rápido porque tem que bombear mais sangue para os músculos que precisam receber mais energia.
O que é o estresse?
É a resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando um coquetel complexo de hormônios e produtos químicos (como adrenalina, cortisol e norepinefrina) que preparam o corpo para a atividade física. Ou seja, em circunstâncias normais, uma vez passado o evento estressante, nossos estados mentais, emocionais e físicos devem voltar ao normal. É aqui que entra a saúde mental, ajudando-nos a manter os nossos níveis de saúde mesmo quando lidamos com o estresse.
Causas do estresse
Existem muitas causas diferentes e cada uma pode afetá-lo de maneira diferente. Se você conseguir encontrar a causa raiz do seu estresse, isso poderá ajudá-lo a gerenciá-lo e até resolvê-lo.
- Dificuldades financeiras;
- Problemas no trabalho;
- Insegurança e problemas em relação a autoestima;
- Questões familiares;
- Problemas de relacionamento;
- Dificuldades na vida acadêmica ou escolar;
- Alterações no humor;
- Luto pela morte de alguém próximo;
- Alguns medicamentos;
- Eventos traumáticos;
- Entre outros.
Sintomas de Estresse
O estresse pode afetar muitos aspectos da sua saúde e bem-estar, mesmo que você não perceba. Os sintomas podem ser psicológicos ou físicos.
Sintomas físicos
- Mãos e pés frios;
- Boca seca;
- Dor no estômago;
- Sudorese;
- Tensão muscular;
- Dor nas costas;
- Aperto na mandíbula;
- Roer unhas;
- Diarreia;
- Insônia;
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Respiração ofegante;
- Aumento súbito e passageiro da pressão sanguínea;
- Agitação.
Sintomas psicológicos
- Lapsos de memória;
- Alteração do apetite;
- Sensibilidade emotiva excessiva;
- Obsessão com o agente estressor;
- Irritabilidade excessiva;
- Desejo sexual diminuído.
Consequências do estresse
O estresse geralmente leva a outros distúrbios psicológicos, como depressão e ansiedade. Mas os danos físicos causados pelo stress muitas vezes passam despercebidos, representando riscos significativos para a saúde. Pressão alta, diabetes, distúrbios alimentares, enxaquecas, gastrite, insônia e síndrome do intestino irritável. O estresse elevado pode até ser fatal, pois está associado a taxas mais altas de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (acidente vascular cerebral) e ao uso de substâncias entorpecentes e álcool.
Como evitar o estresse
Reconhecer que se trata de uma situação de estresse é o primeiro passo para controlar e combater os seus males. Reconhecendo podemos refletir e conscientemente refletir sobre o que é possível fazer para melhorar essa condição estressora.
É possível diminui-lo através de uma série de medidas, entre elas:
- Buscar rir mais;
- Reduzir o uso de celular;
- Ter relações sexuais;
- Respirar corretamente;
- Passar tempo de qualidade com amigos e familiares;
- Buscar momentos de lazer;
- Buscar contato com a natureza;
- Possuir um hobbie;
- Reduzir a quantidade de cafeína consumida;
- Ouvir música;
- Aprender coisas novas, como um novo idioma;
- Realizar atividade física.
Além disso, outra ótima dica para controlar o estresse é evitar usar as redes sociais em excesso, pois em algumas situações podem acabar causando tristeza, solidão e sensação de insatisfação para com a vida.
Ao desenvolver bons hábitos e técnicas de gerenciamento, pode-se reduzir as chances de sofrer os impactos do estresse na saúde a longo prazo. Se você sente que não consegue controlar o estresse ou os sintomas relacionados, é importante obter ajuda profissional.
Publicar comentário