Como curar ressaca rápido
Depois de uma ótima diversão que podem levar ao consumo exagerado de bebida alcoólica, é muito comum que surjam sintomas após esses momentos que são característicos da ressaca e atrapalham a realização de atividades cotidianas. Mas, afinal, como podemos evitar essa sensação tão ruim? Será possível minimizar uma ressaca daquelas?
Por que sentimos ressaca?
A ressaca é um processo natural que ocorre devido à desidratação causada pelo excesso de álcool no sangue. Ao beber a bebida, o fígado aumenta sua atividade para retirar o excesso de álcool do sangue. Além disso, são identificadas desidratação e hipoglicemia, ou seja, baixas quantidades de glicose. Todo esse desequilíbrio no organismo é responsável pelos sintomas da ressaca: dor de cabeça, vômitos, náuseas, tonturas, cansaço, entre outros.
A ressaca piora com a idade?
Sim, é verdade. Os sintomas da ressaca pioram com a idade. Isso acontece por vários motivos, como a perda de massa muscular que ocorre durante o envelhecimento, o que contribui para a perda de água. Como resultado, o álcool permanece no sangue em maior concentração.
Esta situação é agravada pelo facto de o fígado tender a metabolizar o álcool mais lentamente à medida que a pessoa envelhece. Assim, exceto em concentrações elevadas, o álcool permanece mais tempo no corpo. Além disso, muitas pessoas começam a tomar medicamentos que, com o tempo (por exemplo, para pressão arterial, colesterol e outras condições), aumentam o metabolismo lento do álcool.
Dicas para curar ressaca rápido
Beba café: Uma das melhores alternativas para a ressaca é o bom e velho café. Uma xícara de café preto forte ao acordar é suficiente para proporcionar uma série de benefícios. Promove a circulação sanguínea além de ajudar o fígado a eliminar toxinas. Em qualquer caso, promove a eliminação da urina, o que pode agravar o problema da desidratação. Então beba, mas não em grandes quantidades!
Alimentação leve: embora o enjoo seja um dos sintomas da ressaca, a alimentação é importante para a recuperação do organismo. A transformação do álcool será facilitada por um corpo repleto de nutrientes. Alguns alimentos que devem ser incluídos na dieta incluem maçã, banana, uva, tangerina, melancia, tomate, abóbora, caiote, arroz, pão, batata doce, frango e peixe.
Como prevenir a ressaca
Pois bem, a melhor forma de evitar a ressaca é não beber ou beber pouco, e alternar esse consumo com alimentação e hidratação do corpo, retardando assim o processo de absorção do álcool pelo sistema digestivo, outra dica é introduzir. analgésicos, como paracetamol ou dipirona, e antieméticos, medicamentos antináuseas, também podem ajudar. Porém, caso isso não aconteça, é fundamental seguir as recomendações acima para amenizar os sintomas e diminuir os danos que o álcool causa ao organismo.
Lembre-se de que um estilo de vida saudável requer equilíbrio. Então se sobrar o principal é cuidar bem do corpo, hidratar-se e estar pronto para a próxima vez
Publicar comentário