A importância do silêncio para a saúde da mente
Quando você pensa em descanso e relaxamento, qual imagem vem à sua mente? A de uma cidade interiorana, pacata, silenciosa; de uma cachoeira tranquila, em meio ao verde exuberante da natureza; ou a de uma rua movimentada do centro da cidade?
Fazer silêncio nos reconecta com o que temos de mais íntimo em nós, nos conectamos com nossa essência, nos permitimos nos conhecer melhor e reconhecer nossas reais necessidades e desejos.
Nos acostumamos de tal forma ao excesso de exposição sonora que muitas vezes nem se percebe o quanto a mente precisa do silêncio para poder se recuperar. Mas, por que a escolha do silêncio? Quais são os principais benefícios do silêncio?
Benefícios do silêncio
Sabemos que os seres humanos foram feitos para se relacionarem uns com os outros, se comunicarem, interagirem. Porém o processo de silenciar também é muito importante não só para as relações, uma vez que às vezes se faz necessário silenciar para ouvir o que o outro tem a dizer, mas principalmente, o silenciar para nós mesmos. Além disso, o silêncio nos ajuda a tomar melhores decisões, pois uma mente calma, longe dos excessos sonoros, nos ajuda a refletir melhor, a fazer melhores escolhas para nossas ações.
As pesquisas em psicologia e neurociência tem demonstrado repetidamente que o silêncio desempenha um papel fundamental na saúde mental e no bem-estar geral. Em ambientes silenciosos, os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, tendem a diminuir, proporcionando um alívio palpável para a mente.
Quando estamos expostos a períodos de silêncio, é demonstrado maior capacidade de gerar ideias inovadoras e resolver problemas complexos. Às vezes, podemos nos surpreender ao valorizar o silêncio. Por exemplo, quando estamos quietos e, em seguida, nos posicionamos em algum determinado assunto, as pessoas ao nosso redor começam a prestar atenção no que estamos dizendo.
Mas como inserir o silencio na minha rotina?
A meditação é uma das formas de encontrar o silêncio, não importa qual maneira você irá utilizar, o que realmente importa é ter ao longo do dia esse momento que será só seu, talvez um momento em que você fique apenas observando a natureza quietinho, ou até mesmo, no silêncio do seu quarto.
E assim, fique no silêncio, perceba sua respiração. Como ela está? Está calma ou ofegante? Perceba seus pensamentos, são pensamentos positivos ou negativos? Sinta suas emoções neste momento. Perceba os reais desejos de sua alma e de seu coração. Reflita sobre sua vida.
E você, não se sente confortável com o silêncio? Para quebrar o desconforto, nada melhor que começar fazendo curtos períodos de silêncio. Lembre-se que, quanto mais você praticar, mais facilidade terá e se sentirá mais confortável com a experiência.
A ciência é clara: o silêncio não é vazio, mas sim um refúgio para a mente sobrecarregada. Proporciona benefícios como redução do estresse, estímulo à criatividade, aprimoramento da atenção e promoção da saúde mental.
Portanto, considerar a incorporação deliberada de momentos de silêncio em nossa rotina diária pode ser uma abordagem valiosa para cultivar uma mente mais saudável e resiliente.
Em síntese, a tranquilidade do silêncio parece permitir que a mente se regenere e lide melhor com as pressões do cotidiano, desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde mental a longo prazo..
Publicar comentário